Engenheiro(a) Orçamentista
• Recebimento e Análise de Documentação Técnica: Receber e analisar toda a documentação fornecida pelo cliente, como projetos básicos e executivos, memorial descritivo e carta convite. Entender as expectativas e os requisitos do cliente para organizar o trabalho de elaboração do orçamento.
• Visita ao Local da Obra: Em casos específicos, visitar o local onde a obra será realizada para entender melhor as condições do terreno e possíveis implicações para o orçamento.
• Integração com outras áreas e circulação de informações: demandar as áreas de planejamento, engenharia, qualidade e administrativas para solicitar informações necessárias para a elaboração da proposta como impostos, documentos legais, premissas técnicas, cronograma, proposta técnica ou outros. Passar as informações principais do edital, demandas do cliente, esclarecimentos técnicos recebidos e demais dados do processo aos demais times e aos superiores.
• Discussão de Pontos Críticos com Gestores
Identificar e debater pontos críticos do orçamento com os gestores para mitigar riscos e garantir que a margem, TAC (taxa de administração) e outros fatores financeiros estejam adequadamente contemplados.
• Elaboração de EAP ou Planilha do Projeto: Agrupar todas as informações obtidas, como quantidades e preços de fornecedores, e elaborar a planilha de preços. Organizar os custos diretos (materiais, mão de obra) e indiretos (canteiro de obras, refeição) em uma planilha detalhada, muitas vezes utilizando o formato fornecido pelo cliente.
• Levantamento de Quantidades: Realizar ou revisar o levantamento de quantidades de materiais e serviços a partir dos projetos fornecidos. Garantir que os cálculos estejam corretos para que o orçamento seja preciso.
• Cotação de Materiais e Serviços + Negociação com Fornecedores: Buscar fornecedores e parceiros no mercado para cotar itens necessários para a execução da obra. Disparar e-mails e solicitações de cotação para fornecedores, garantido os requisitos técnicos necessários. Organizar as respostas e realizar a equalização das propostas. Garantir que todos os itens estejam orçados dentro do escopo correto. Nas etapas avançadas da negociação com cliente solicitar descontos e melhorias junto aos fornecedores estratégicos.
• Composições de Preço Unitário: Desenvolver composições de preços unitários, seja em planilhas ou no sistema Sienge, detalhando os componentes de cada item para chegar ao valor unitário final.
• Montagem da Proposta Comercial: Elaborar a proposta comercial, que deve incluir o descritivo técnico, condições comerciais e o escopo dos serviços. Montar a proposta considerando o que foi cotado e negociado, além de preparar documentos complementares solicitados pelo cliente.
• Integração com a Equipe de Planejamento: Colaborar com a equipe de planejamento para obter informações sobre os custos indiretos e incorporá-los ao orçamento. Isso inclui custos com infraestrutura, logística e outros serviços relacionados a operação da obra e equipe de gestão da mesma. Bem como alinhar as considerações para a elaboração da Proposta Técnica.
• Fechamento da proposta: elaborar a planilha de fechamento do orçamento com a inclusão de impostos, seguros, TAC e lucro. Validar as condições comerciais e técnicas da proposta junto com o superior. Formatar as planilhas de venda para envio.
• Envio da Proposta ao cliente: enviar a proposta com todos os documentos solicitados no Edital pelo cliente por e-mail ou portal.
• Negociação e Equalização com o Cliente: Após o envio da proposta, participar das reuniões de negociação e equalização técnica com o cliente. Revisar o orçamento de acordo com as solicitações de revisão do cliente.
• Revisão de Projetos e Planilha Comparativa: Em caso de revisões no projeto, elaborar uma planilha comparativa detalhando as diferenças entre o orçamento original e a nova versão, garantindo que o cliente tenha total clareza sobre as alterações.
• Apresentação de Propostas e Kickoff: Elaborar e ministrar apresentações detalhadas para os clientes, explicando o escopo e defendendo o orçamento proposto. Conduzir a reunião de kickoff após a obra ser ganha, preparando toda a documentação necessária para a transição à equipe de execução.
• Registro e Acompanhamento no Sienge: Após a conquista do novo negócio, registrar as informações do orçamento no sistema Sienge, garantindo que todos os dados estejam organizados e disponíveis para acompanhamento pela equipe de execução.
• Coordenar a Elaboração de Propostas: Conduzir o processo de elaboração de propostas técnicas, tomando decisões e definições de forma independente. Coordena e orienta outros membros da equipe, garantindo que as propostas estejam alinhadas com os requisitos técnicos, prazos e expectativas do cliente, com autonomia para fechar propostas diretamente com os diretores.
• Treinamentos e Disseminação de Conhecimento: Conduzir treinamentos para a equipe sobre o uso do sistema Arqgen, promovendo a disseminação de conhecimento e o uso adequado das ferramentas de orçamento.
• Melhoria Contínua: Propor e implementar práticas de melhoria contínua nos processos de orçamentação, buscando inovação e adaptando as ferramentas e sistemas para melhor atender às necessidades da empresa.
•✔️REQUISITOS:
Superior completo em Engenharia Civil ou áreas correlatas.
Desejável: Pós-graduação ou MBA em Orçamentos ou Custos. Cursos de especialização e liderança.
• Excel: avançado.
• PowerPoint: intermediário.
• Word intermediário.
• AutoCAD: intermediário.
• Project: básico.
• Revit: básico.
• Conhecimento técnico em processos de obra e fluxo orçamentário.
• Vivência em obra é valorizada.
• Conhecimento em sistemas de Orçamentos - sendo que Sienge é diferencial.
• Conhecimento técnico em composições de preço e leitura de projetos.
• Vivência em orçamentos de obras, sendo capaz de conduzir o processo de captação de clientes e elaboração de propostas.
• Experiência em elaboração de propostas e orçamentos de obras similares ao nosso segmento de atuação.
• Experiência em coordenação de equipes e terceiros para elaboração da proposta.
• Capacidade de conduzir o processo com pouca supervisão.
Local:
São Paulo/São Paulo/Brasil
Tipo de contatação:
PJ (Presencial)
Salário:
A Combinar
Benefícios:
Horários:
-
Nivel de Experiência:
Pleno
Não é cadastrado? Clique aqui e faça seu cadastro.