Vaga disponivel

Gerente de Estratégia de Produto

 
Engenharia de Agrimensura
Publicação:
24/07/2024
Código da Vaga:
27611
Descrição:

Sugerir e implementar melhores práticas de gestão de produto, buscando ganho escalabilidade das entregas e melhoria de qualidade.
Desenvolver/atualizar as documentações/artefatos necessários para a equipe de desenvolvimento de software seguindo as metodologias ágeis.
Conduzir o processo de Discovery para entendimento do problema e definição da solução;
Mitigar os riscos de valor, usabilidade, viabilidade técnica e viabilidade de negócio:
Dar visibilidade aos stakeholders da evolução do roadmap e releases do produto;
Definir a visão, estratégia e roadmap do produto.
Identificar e endereçar oportunidades de evolução do produto, para melhor atender as necessidades dos usuários;
Gestão e liderança de equipe.
Responder pelo desempenho das equipes dos departamentos operacionais adequando-o às estratégias conforme os resultados projetados, fixando metas, estabelecendo e monitorando indicadores de resultado e elaborando ações de acordo com resultados.
Apoiar a realização de Realizar análises de mercado e concorrência para identificar oportunidades de crescimento.
Desenvolver estratégias de posicionamento e diferenciação do produto.
Coordenar lançamentos de novos produtos e atualizações de produtos existentes.
Comunicar a visão e o status do produto para stakeholders internos e externos.
Coletar e priorizar requisitos de clientes, mercado e partes interessadas.
Traduzir necessidades de mercado em requisitos de produto claros e acionáveis.
Monitorar e analisar KPIs de desempenho do produto.
Realizar análise de feedback de clientes e ajustar a estratégia conforme necessário.
Gerenciar e orientar pesquisas e análises de mercado para identificar tendências, necessidades dos clientes, comportamento da concorrência e oportunidades de novos produtos;
Desenvolver estratégias de curto e longo prazo para os produtos da empresa, alinhadas aos objetivos gerais da organização e às tendências do mercado;
Gerenciar todo o ciclo de vida dos produtos, desde a concepção até a retirada do mercado, incluindo lançamentos, atualizações, promoções e descontinuação;
Avaliar o portfólio de produtos existente, identificar oportunidades de crescimento e recomendar a adição, modificação ou descontinuação de produtos;
Trabalhar em estreita colaboração com equipes de desenvolvimento de produtos, comunicação, vendas, finanças e outras áreas para garantir a execução eficaz das estratégias de produto;
Criar em parceria com o time de marketing de produto os planos detalhados para o lançamento de novos produtos, participando das discussões de estratégias de marketing, comunicação, precificação e distribuição;
Monitorar o desempenho dos produtos recentemente lançados no mercado, analisando métricas-chave, feedback dos clientes e dados de vendas para identificar oportunidades de melhoria e ajustes estratégicos;
Ser o ponto focal na comunicação das características, vantagens e benefícios dos produtos tanto para equipes internas quanto para clientes, garantindo o alinhamento e entendimento comum;
Estar atento a novas tecnologias, tendências de mercado e mudanças nas necessidades dos consumidores para sugerir inovações e melhorias nos produtos existentes;
Gerenciar o orçamento alocado para o desenvolvimento e promoção dos produtos, garantindo eficiência e alinhamento com os objetivos estratégicos;
Identificar oportunidades de melhorias nos processos;
Apresentar relatórios de resultados para a diretoria por meio da elaboração de relatórios a fim de propor melhorias para soluções de alto nível;
Criar relatórios estratégicos por meio da análise dos processos a fim de apoiar na tomada de decisão da área;
Acompanhar os KPIs da empresa visando analisar resultados e desempenhos a fim de levar as análises para reuniões de conselho e planejamento estratégico;
Elaborar dashboards com informações relevantes para os setores de Mercado e Comercial a fim de alinhar informações dos processos;
Gerenciar processos da área visando realizar pesquisas de mercado com o objetivo de propor melhorias nos processos e agregar conhecimento;
Garantir a estrutura de dados do negócio para possibilitar uma análise mais acurada da informação, assim como soluções mais eficazes.
Cumprir as diretrizes de segurança da informação e compliance estabelecidas pelo Grupo.

REQUISITOS:
Graduado/Especialização;
Habilidades Técnicas
Pacote Office avançado;
Fluxo de desenvolvimento de Produtos;
Conhecimento em processo de venda de produto e serviços;
Conhecimento em processamento de dados;
Conhecimentos de produtos B2B;
Conhecimento e compreensão em profundidade os produtos e serviços oferecidos pela Vega;
Conhecimento, em profundidade, de pelo menos uma vertical e todos os macroprocessos de negócio da sua atuação;
Vivência no Agronegócio com alguma das atuações: Sustentabilidade, Rastreabilidade, atividades agrícolas, cadeia produtiva, ativos ambientais e/ou Carbono.
Habilidades desejáveis
Mestrado;
Certificações Doutorado/Pós-Doutorado;
Inglês Fluente/Avançado;
Power BI;
Metodologias e Ferramentas de Análise de Processos de Negócio;
Conhecimentos em Planejamento Estratégico;
Conhecimentos sobre desenvolvimento de software;
Conhecimento em profundidade das aplicações e produtos do portfólio da empresa (próprias ou de parceiros) para o mercado;
Experiência em gestão de times de alta performance.

Local:

São José dos Campos/São Paulo/Brasil

Tipo de contatação:

CLT (Presencial)

Salário:

A Combinar

Benefícios:

Horários:

Nivel de Experiência:

Gerente

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